É fato que as empresas buscam continuamente formas de otimizar processos, ter maior controle e redução de custos. É nessa busca que você deve ter ouvido falar da sigla ERP, abreviação para Enterprise Resource Planning, um tipo de software para planejar os recursos empresariais com o objetivo de melhorar a eficiência da empresa e se destacar no mercado. Você vai entender as vantagens de investir em um sistema ERP e como ele funciona.
O que é ERP?
ERP é um software que integra todos os dados e processos da empresa em um único sistema. Uma vez que todas as informações são armazenadas em um banco de dados comum, que é acessível a todos os funcionários em tempo real, o sistema ERP promove a colaboração entre os departamentos da empresa, que costumavam trabalhar isoladamente. Com isso, as equipes conseguem ter mais conhecimento sobre os processos e operações da organização.
Segundo a revista americana Inc., uma das vantagens de sistemas ERP é o controle de estoque, que permite que peças e equipamentos sejam rastreados e a entrega dos produtos garantida. Com a melhoria dos sistemas de rastreamento de produtos, os funcionários podem resolver problemas potenciais antes que eles ocorram.
ERP oferece suporte aos departamentos
Sistemas ERP oferecem dados precisos e integrados, além do processamento automatizado das informações, por isso os gerentes economizam tempo na tomada de decisões. As equipes de Finanças conseguem fazer a gestão de despesas e receitas e dão segurança para os diretores sobre o orçamento da empresa. Softwares ERP também auxiliam, os departamentos de Recursos Humanos, Logística, Produção e Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Menos despesas e custos com software ERP
Ao oferecer uma abordagem enxuta e ágil para gerenciamento de operações, as empresas têm menos despesas e custos administrativos com sistemas ERP. Grandes empresas são as que mais investem em ERP, mas segundo a revista Inc., há uma tendência entre empresas de pequeno e médio porte investirem em soluções de ERP, para manter a competitividade no mercado. A tendência mostra que empresários que optam por implantar um software ERP irá experimentar um grande crescimento em 2015.
O último motivo para investir em um sistema ERP, talvez o mais importante, é que o software oferece suporte para melhorar o atendimento ao cliente, fornecendo informações cruciais aos seus funcionários em tempo real. Representantes Comerciais vão ter em mãos as perguntas e necessidades dos clientes, um grande diferencial competitivo.
Olá!
Gostaria de ter uma referência do valor para investimento.
Muito obrigado
Luiz, vamos entrar em contato por e-mail para entender o que você precisa.
Li com atenção este artigo sobre o ERP. Interessante, mas com um viés sobre redução de custos.
Na verdade. por conta da resistência do grupo gerencial na implantação de um novo modelo de gestão, a redução de recursos humanos não se dá na proporção dos objetivos de se adquirir um sistema integrado de gestão. Experiências reais tem mostrado que após a implantação de um novo sistema, as equipes permanecem e é fato comum, manter-se os sistemas atuais em paralelo, pelo receio de eventual insucesso do novo sistema.
A recomendação é um plano de implantação que elimine os sistemas paralelos, migrando os dados de arquivo para o novo sistema, com testes e treinamento efetivo para as pessoas que irão operar o novo sistema.
Esta questão deve ser detalhada e estou a disposição para discutir o assunto.
Abraços,
Hilario Montandon
Hilario, obrigada por ter contribuído com a sua opinião. Vamos falar mais sobre ERP e nos aprofundarmos no assunto nos próximos artigos.