90% das médias empresas brasileiras usam cloud computing

cloud computing 1Segundo pesquisa da Dell, 90% das médias empresas brasileiras afirmam ter algum tipo de aplicação em cloud computing (computação em nuvem). A descoberta faz parte da primeira edição do Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia, em português), que mapeou como as organizações de médio porte de todo o mundo têm lidado com os temas de cloud computing (computação em nuvem), mobilidade, big data e segurança. O estudo entrevistou mais de dois mil gestores de TI de 11 países, incluindo o Brasil.

Juntamente com o México, que apresenta a mesma porcentagem, o Brasil desponta como o mercado com maior penetração dessa tecnologia, contra uma média mundial de 79%. Ainda no levantamento, 9% das empresas brasileiras estão estudando o uso da nuvem e apenas 1% não consideram projetos nessa área.

Ainda em relação a cloud computing, os gestores de TI brasileiros despontam como os mais otimistas em relação à confiabilidade dos serviços. No Brasil, 78% das empresas se disseram bastantes confiantes na segurança dos dados armazenados na nuvem, contra uma média de 60% no mundo, 53% na Europa e Ásia Pacífico e 63% na América do Norte.

Outra pesquisa divulgada anteriormente que feita pela Frost & Sullivan, chamada Analysis of the Brazilian Cloud Computing Market (Análise do Mercado Brasileiro Cloud Computing, em português), já havia mostrado que a tendência é as soluções de cloud computing serem cada vez mais adotadas no país. De acordo com o estudo, os investimentos na casa dos 328,8 milhões de dólares no fim de 2013, saltarão para 1,1 bilhão de dólares em 2017.

O estudo revelou que já existe demanda significativa de infraestrutura como serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS), mas a adoção de plataforma como serviço (PaaS) aumentará gradualmente, conforme os usuários passarem a entender melhor a sua funcionalidade.

Na opinião dos analistas da Frost & Sullivan, a medida que o conceito de cloud se tornar mais claro para as empresas brasileiras, sobretudo as de pequeno e médio porte, a adoção de serviços de IaaS – em especial o armazenamento de dados – aumentará ainda mais para sustentar um ritmo de crescimento agressivo. Por enquanto, há preocupação com segurança de dados e indisponibilidade de serviço.

 

Para empresas de diversos tamanhos

A pesquisa da Dell mostra que a grande maioria das empresas de médio porte entrevistadas já utiliza algum tipo de aplicativo na nuvem, mas é importante ressaltar que as facilidades dos serviços de cloud computing estão ao alcance de empresas de todos os portes.

Cloud computing é um modelo econômico, prático e inteligente de gerir as informações. Falamos mais a respeito no artigo Porque seu negócio precisa de cloud computing. Grandes empresas podem se beneficiar sendo mais eficientes, ágeis e reduzindo custos. E para as pequenas e médias empresas é a chance de ter acesso a soluções robustas sem precisar fazer grandes investimentos, aumentando a competitividade no mercado.

A sua empresa já usa alguma aplicação na nuvem? Compartilhe a sua experiência.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)