5 vantagens de Software as a Service (SaaS)

redução custos saasSoftware as a service ou Software como Serviço (SaaS) é um modelo alternativo ao software tradicional que é instalado e configurado nas empresas. Como discutimos neste artigo, com SaaS, a empresa não paga pelo software em si e sim uma assinatura pelo período que quiser utilizar o serviço. Esse modelo tem algumas vantagens. Confira:

Fácil de usar

SaaS são intuitivos e fáceis de usar, além de poderem ser testados por períodos pré-definidos antes de você optar pelos planos mensais ou por comprá-lo.

 

Baixo custo

Os custos de hardware e licenças de software em SaaS são baixos em comparação com o modelo tradicional, pois o aplicativo fica hospedado na nuvem. Os custos com manutenção também não existem. Ou seja, é uma solução de qualidade que empresas de todos os tamanhos podem ter.

 

Atualizações

As atualizações no SaaS são disponibilizadas para os clientes com custos menores ou incorporadas ao valor do plano mensal, algo bem diferente dos softwares tradicionais, que normalmente forçam o usuário a comprar um pacote de atualização e instalá-lo ou pagar por serviços especializados.

 

Tempo reduzido

Em SaaS, como o aplicativo já está instalado e configurado na nuvem, o usuário leva pouco tempo para ter o software pronto para usar. Isso diminui o tempo de instalação e configuração, algo comum em um software tradicional, além de reduzir os problemas que podem existir com a implantação do software.

 

Escalabilidade e integração

As soluções SaaS normalmente ficam hospedadas na nuvem, que são escalonáveis e podem ser integradas com outras ofertas de serviços. Ou seja, a empresa não precisa comprar mais servidores ou softwares para ter os benefícios dos serviços que precisa.

 

Não é à toa que o investimento das empresas brasileiras em SaaS alcançarão US$ 370 milhões até 2015, segundo pesquisas da IDC.

Com SaaS, apenas com a conexão à internet é possível usar softwares seguros que otimizam o trabalho, a um custo acessível, sem necessidade de servidores físicos e de compra de licenciamento de softwares.

Quais os tipos de serviços que você gostaria de ter com esses benefícios? Você quer saber mais sobre SaaS? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)